Correio Popular Notícia





SEDE REGIONAL
Regionalização do atendimento de saúde agrada população do Vale do Guaporé

Data da notícia: 09/01/2014
Foto:

(Da Redação) Uma das principais mudanças a serem implantadas na saúde publica na região central do estado, em especial nos municípios ao longo da BR 429, é a regionalização do atendimento a população. Em síntese hoje esse atendimento de complexidade mais acentuada é feito inicialmente no Hospital de Ji-Paraná, para onde convergem todos os usuários encaminhados pelos municípios da região, ficando a critério do HR Ji-Paraná o encaminhamento ou não para o complexo hospitalar da capital, Porto Velho.
Esta medida deixa clara a busca do governo do estado, através do secretário estadual de saúde Willames Pimentel em dar ao usuário do sistema estadual de saúde um atendimento de qualidade e com mais agilidade, Isto através de ações como esta que torna o percurso entre a residência do paciente e o atendimento seja o menor possível.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140109-141.jpg[/IMG] Segundo reuniões e entendimentos entre os gestores municipais, uma das opções que melhor atende a região é conversão de São Francisco do Guaporé em sede da região de saúde, até por estar instalado no município o hospital estadual que, depois de instalado e dotado do quadro de profissionais necessário, estará apto a atender a enorme demanda regional. A nova sede poderá atender melhor a população residente e ainda a população flutuante, oriunda do vizinho pais, a Bolívia, que por ser deficitária na área de saúde inevitavelmente ?exporta? pacientes em busca de atendimento nos municípios fronteiriços, especialmente quando se trata especificamente de especialidades como ortopedia, cardiologia ou outros. Atualmente existe uma concordância entre os municípios de região, com exceção do município de São Miguel do Guaporé que aspira o credenciamento de sua Unidade Hospitalar como regional.

REUNIÃO - Esta situação será decidida em uma reunião agendada com o gestor estadual e os prefeitos dos municípios envolvidos, dia 15. O prefeito de Alvorada do Oeste, Raniery Fabris já se manifestou favorável a regionalização em São Francisco do Guaporé. Conforme informações dadas pela secretária municipal de são Francisco do Guaporé, esta nova distribuição tornará o atendimento mais humano e com um custo menor, uma vez que o hospital regional de São Francisco será a porta de recebimento dos pacientes dos municípios vizinhos e fará a distribuição conforme o caso, como os procedimentos cirúrgicos de maior complexidade serão encaminhados para Cacoal.

CENTRO EMERGENCIAL - Visando adequar o município para esta regionalização, a prefeita Gislaine está licitando a construção de um centro de atendimento emergencial em saúde, ou seja um complexo apto a atendimento de urgência e emergência, ou seja um pronto socorro municipal. Com

Fonte:






Noticia vista 1517 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.